EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Itaipu Parquetec integra projeto de hidrogênio aprovado em plano internacional de descarbonização da indústria 

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa Biogas-to-H2 Paraná (B2H2) é a única do Sul do país selecionada para compor o plano brasileiro dos Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria 

O Itaipu Parquetec integra a proposta Biogas-to-H2 Paraná (B2H2), aprovada para compor o plano de investimentos do Brasil junto aos Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria (CIF-ID). O projeto é o único selecionado da região sul do Brasil e figura entre os cinco escolhidos nacionalmente, após avaliação de 70 propostas apresentadas ao Ministério de Minas e Energia (MME). 

A iniciativa reúne Itaipu Parquetec, Copel, Sanepar, Compagas, Peróxidos do Brasil, CIBiogás, Gas Futuro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica. O objetivo é utilizar resíduos de uma estação de tratamento de esgoto para produzir hidrogênio de baixa emissão de carbono voltado ao uso industrial, com aplicação inicial na produção de peróxido de hidrogênio. 

Com previsão de maturidade comercial (TRL9) e estimativa de produção inicial de 100 toneladas de hidrogênio por ano, o projeto demonstra alto potencial de crescimento.  

Segundo o gerente do Centro de Hidrogênio do Itaipu Parquetec, Daniel Cantane, a instituição terá papel estratégico no avanço tecnológico do B2H2. “O Itaipu Parquetec, a partir do seu Centro de Tecnologia de Hidrogênio, com experiência de 12 anos no tema, irá liderar o desenvolvimento dos processos envolvidos para a obtenção do hidrogênio, a otimização da eficiência energética do sistema, a análise da qualidade do hidrogênio e os estudos dos aspectos regulatórios e normativos”, explicou. 

As propostas selecionadas serão priorizadas pelo MME para compor o Plano de Investimentos do Brasil no âmbito do Climate Investment Funds – Industry Decarbonization (CIF-ID). O resultado reforça a posição do Brasil como liderança global na transição energética, com acesso a até US$ 250 milhões em recursos concessional para apoiar projetos voltados à descarbonização da indústria. 

Os próximos passos incluem a finalização do Plano de Investimentos, que será coordenado pelo Ministério da Fazenda com participação do MME, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). 

EnglishPortuguêsEspañol
Selo Ouro Colorido
Selo Ranking Paraná 2025

Cadastre-se em nossa newsletter