EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Projeto START começa a funcionar em definitivo nesta segunda-feira (05)

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa moderniza os trâmites aduaneiros na Ponte da Fraternidade, entre Brasil e Argentina. Equipamentos estão prontos para serem usados quando a fronteira for reaberta.

A partir desta segunda-feira (5), a passagem de turistas na fronteira entre Brasil e Argentina ficará mais rápida e segura. Acaba de ser implantado, na aduana brasileira, o Sistema de Transmissão Automática de Registro do Tráfego Internacional – START, resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Polícia Federal.

Foram instaladas quatro estações de cadastramento (quiosques) e um portal de migração eletrônico (E-gate), visando a facilitar os processos de imigração realizados pela Polícia Federal. O equipamento assegura a autenticação de passaportes e verificação biométrica dos passageiros de forma totalmente automatizada.

O projeto inclui também barreiras eletrônicas que utilizam tecnologia de reconhecimento fácil para verificar a identidade do usuário, confrontando com os dados armazenados no chip do passaporte biométrico. Os equipamentos estão prontos e preparados para serem usados assim que a fronteira for reaberta.

O investimento da Itaipu Binacional foi de R$ 1.420.987,47. Segundo o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, o projeto permitirá um tráfego ainda maior de turistas na região. “Este projeto vem ampliar ainda mais a capacidade da Polícia Federal em oferecer serviços para a nossa população. Quem ganha com isso é o Brasil”, disse.

O projeto, desde a formalização até a finalização, com a entrega dos equipamentos funcionando e o treinamento dos servidores que operarão o sistema, durou aproximadamente dois anos. O convênio foi gerido na Assessoria de Informações (IN.GB) da Itaipu e pela equipe de Infraestrutura, Segurança e Serviços do PTI.

Segundo Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro do Parque Tecnológico, “Para o PTI, esta foi mais uma oportunidade de poder somar esforços e entregar esta solução que, com uso de tecnologia de ponta, trará maior celeridade e segurança no processo de registro de pessoas que passam pelo local, entrando ou saindo do país”.

Com informações da Assessoria da Itaipu Binacional.

EnglishPortuguêsEspañol
Selo Ouro Colorido
Selo Ranking Paraná 2025

Cadastre-se em nossa newsletter