EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Expo Dubai: evento promovido pela Itaipu e PTI discute fomento a Cidades Inteligentes

20220325RAS2998
20220325RAS2998

Compartilhe este conteúdo:

O apoio ao desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil foi o principal tema discutido no evento “Democratização do acesso à infraestrutura baseada em tecnologia para cidades inteligentes: o bairro inteligente fomentando o empreendedorismo”, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com apoio da Itaipu Binacional, na Expo 2020 Dubai. O evento, nos Emirados Árabes, vai até 31 de março.

A Itaipu e o PTI apresentaram a experiência pioneira do bairro Vila A Inteligente, primeiro sandbox do País, que é o nome dado ao espaço urbano para teste e validação de tecnologias para cidades inteligentes. Essas tecnologias são voltadas ao aprimoramento de serviços públicos e a melhorias da qualidade de vida da população, como semáforos inteligentes, economia de água e luz, veículos autônomos, entre outras.

Como os empreendedores não têm acesso a situações reais para testarem suas inovações, o sand box do Vila A Inteligente, que também conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), viabiliza esse espaço. “A Itaipu e o PTI tem buscado fomentar empresas de base tecnológica para diversificar a economia da região de Foz, gerando emprego e renda”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, na abertura do evento.

Hoje, já são 15 empresas nacionais testando suas tecnologias na Vila A. A experiência de Foz serviu de referência para Recife, representada no evento pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux. Ele apresentou os resultados do Porto Digital, polo que emprega 15 mil pessoas com faturamento anual de R$ 3 bilhões e que vem se dedicando cada vez mais ao desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

O evento também discutiu os desafios jurídicos que o setor enfrenta. Segundo o advogado Marcelo Bertoldi, o Marco Legal das Startups e o Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação recentemente aprovados devem dar mais segurança aos gestores públicos para viabilizarem novos projetos nessa área. Ele acrescenta que há, ainda, potencial para avançar em plataformas que permitam a participação direta dos cidadãos, pautando os governos locais.

Também participaram do debate o secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios do Estado de Pernambuco, Roberto de Abreu e Lima Almeida, o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis, e a presidente do LIDE Paraná, Heloísa Garret, que atuou como mediadora.

Aproximação

Mais cedo, o LIDE promoveu um evento paralelo que também contou com a participação da Itaipu e PTI, com o objetivo de apresentar oportunidades de investimentos nos Emirados Árabes Unidos. O evento contou com a participação do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, que traçou uma linha do tempo da aproximação entre o Brasil e os EAU que estão, cada vez mais, construindo um ambiente favorável para os negócios entre os dois países.

Itaipu na Expo

A Itaipu participa da Expo 2020 Dubai a convite do governo federal. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia, enfocando também projetos voltados à sustentabilidade da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, com destaque para a preservação de mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica, reconhecidos como Reserva da Biosfera.

Com informações da Comunicação Social da Itaipu Binacional

EnglishPortuguêsEspañol
Selo Ouro Colorido
Selo Ranking Paraná 2025

Cadastre-se em nossa newsletter