Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Ferramenta tecnológica e dinâmica para ensino da Matemática nas escolas é apresentada no 21º Latinoware

Compartilhe este conteúdo:

GeoGebra disponibiliza um repositório de materiais, com livre acesso, em diversos níveis de complexidade de construção, desenvolvidos por colaboradores do mundo inteiro

Mesmo entre aqueles que são apaixonados pela disciplina, é unânime a opinião de que aprender Matemática não é fácil. O ensino dessa ciência, que nos acompanha desde os primeiros anos de vida escolar, é especialmente desafiador para os professores quando quem está atrás das carteiras é a geração Z, que nasceu e cresceu tendo acesso à internet.

Pensando em tornar a aprendizagem mais dinâmica e o ensino mais fácil, o matemático do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Jaime Batista de Souza apresentou aos participantes do 21º Latinoware a ferramenta GeoGebra. “No estudo de funções, por exemplo, o aluno precisa construir a tabela e depois o gráfico. Na primeira vez, bem legal. Ele gosta, faz tudo direitinho. Mas depois o professor pede 30 exercícios de fixação e aí ele já acha muito chato. Daí vem a ideia de usarmos plataformas como GeoGebra.org, porque a ideia não é o aluno desenhar aquele monte de gráficos e o professor dar um visto, como se aquilo atestasse que ele aprendeu”, conta.

O projeto do GeoGebra (uma junção das palavras geometria e álgebra) nasceu em 2001, idealizado pelo austríaco Markus Hohenwarter. O programa reúne em um ambiente virtual interativo ferramentas tradicionais das duas áreas da Matemática, como estudo de funções, produtos notáveis, geometria espacial, vetores no espaço e funções de várias variáveis.

“A plataforma tem vários recursos e aplicações, como imagens em 3D e realidade aumentada. Você cria uma conta lá e vai criando o seu próprio repositório de atividades, jogos ou livros, que pode ser apenas seu ou você também pode torná-lo público, para que outras pessoas consigam usar. No GeoGebra é possível estudar, aprender, modificar e criar simulações. A ideia é que o aluno possa explorar o conhecimento matemático, inclusive para situações além daquelas que o professor passou”, explica Jaime.

Para conhecer melhor a ferramenta, é só acessar www.geogebra.org.

Números do 21º Latinoware

O maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina voltou a ser realizado no formato 100% presencial este ano, pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional. A programação, com mais de 100 palestrantes de diversas áreas, atraiu mais de 3.800 participantes de 19 países diferentes entre os dias 27 e 29 de novembro.

OUTRAS NOTÍCIAS