Referência em redes de próxima geração, Parque Tecnológico detalha trajetória e avanços na adoção do protocolo
O Itaipu Parquetec foi tema do episódio de agosto do podcast Camada 8, produzido pelo NIC.br. Com duração de pouco mais de 30 minutos, o programa recebeu Francisco Vital Dantas Junior, coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Parque, para uma conversa sobre como a instituição se consolidou como pioneira na implantação do protocolo IPv6 e os impactos dessa inovação para a infraestrutura de redes.
O IPv6 no Itaipu Parquetec é a nova tecnologia de endereços da internet que substitui o IPv4, solucionando a escassez de endereços disponíveis e permitindo o crescimento da infraestrutura digital. Enquanto o IPv4 já está perto do limite de endereços disponíveis, o IPv6 oferece uma quantidade praticamente inesgotável deles. Isso resolve o problema da escassez de endereços e garante espaço para o crescimento da internet, incluindo o uso cada vez maior de dispositivos conectados, como celulares, computadores, sensores e a chamada Internet das Coisas (IoT).
No bate-papo conduzido por Eduardo Barasal Morales e Tuany Oguro Tabosa, do Ceptro.br, Francisco relembrou o processo e os desafios para obter um ASN (Autonomous System Number) e os passos para implementar o IPv6 na rede do Itaipu Parquetec, além de ser reconhecido como referência global na implantação do protocolo.
Além de compartilhar detalhes técnicos da implantação, o coordenador destacou os benefícios operacionais e de segurança conquistados, ressaltando as vantagens de um plano de endereçamento bem estruturado e a importância da documentação da rede.
“Mais do que adotar uma nova tecnologia, é sobre garantir a evolução segura e sustentável da nossa infraestrutura, criando bases sólidas para o futuro”, afirmou Francisco.
O episódio integra o quadro Roteamento de Ideias e já está disponível para acesso gratuito. Ouça agora através do link ou pelo YouTube.



