EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Programa Futurismo inicia etapa de pré-incubação e pré-aceleração das startups    

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa do Itaipu Parquetec avança com 29 startups aprovadas para terceira fase, visando fortalecer projetos voltados à inovação e sustentabilidade no turismo 

O Itaipu Parquetec iniciou nesta segunda-feira (25), a etapa de pré-incubação e pré-aceleração do Programa Futurismo, criado para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis no setor de turismo. O propósito é apoiar iniciativas capazes de resolver desafios reais do setor, oferecendo condições para o desenvolvimento dos empreendedores. 

Foram selecionadas as startups com maior alinhamento aos desafios do programa, viabilidade de execução e potencial de impacto no setor de turismo e inovação. Ao todo, 29 startups passaram para essa nova fase: 17 em pré-aceleração e 12 em pré-incubação. 

A primeira etapa do programa consistiu na análise de admissibilidade, momento em que foram verificadas as condições formais de participação. Em seguida, ocorreu a avaliação de mérito, fase em que as propostas foram analisadas de acordo com critérios técnicos e aderência aos desafios. Após a terceira etapa (pré-aceleração e pré-incubação), as startups avançarão para o Demoday, momento em que apresentam, em até cinco minutos, os resultados da jornada para uma banca avaliadora.  

Após a banca final da quarta etapa, o programa oferecerá aporte financeiro de até R$ 100 mil às startups selecionadas na fase de aceleração e até R$ 20 mil para as selecionadas na fase de incubação, impulsionando o crescimento e a consolidação de soluções inovadoras para o turismo. 

Na abertura das atividades, o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, ressaltou a importância do momento para o setor. “Para nós é um marco significativo. A partir de agora, vocês fazem parte dessa história, porque o Turismo Itaipu alcança um novo patamar graças ao envolvimento e à participação de todos”, afirmou. 

Ele lembra que o turismo integra a trajetória do Itaipu Parquetec desde 2007, com a gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu, já reconhecido pela Organização Mundial do Turismo como referência em sustentabilidade. “Nosso diferencial está tanto na forma como oferecemos os serviços quanto no destino dado aos resultados dessa operação”, destacou. 

Por ser uma fundação privada sem fins lucrativos, explicou Benites, toda a receita obtida com a venda de ingressos é reinvestida em iniciativas que fortalecem o território, como o apoio a startups e novos negócios. “Essa é a essência do que vivenciamos agora: fomentar empresas em uma lógica de desenvolvimento regional”, pontuou. 

Ele acrescentou que as soluções desenvolvidas pelas startups poderão ser aplicadas diretamente nas operações do Complexo Turístico Itaipu, como o Mercado Público Barrageiro. “Acreditamos que, por meio da tecnologia e da inovação, podemos potencializar o turismo no Brasil, fortalecendo um setor estratégico, gerador de emprego e renda”, concluiu. 

Rumo ao Futurismo 

Para o diretor de negócios e empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, o início das trilhas de pré-incubação e pré-aceleração representa um marco importante para o programa. Ele lembrou que o processo contou com 71 inscritos, dos quais 29 foram selecionados para avançar nesta nova fase. “Hoje começamos um trabalho de acompanhamento dessas startups e de suas ideias. O Centro de Empreendedorismo, por meio da Incubadora Santos Dumont, fará esse acompanhamento em conjunto com a área de Turismo, buscando acelerar projetos e explorar o potencial que temos no Itaipu Parquetec, que une turismo, empreendedorismo e inovação”, explicou. 

Eduardo destacou que a proposta é construir um caminho de aprendizado e desenvolvimento. “Sejam todos bem-vindos nessa caminhada, que possamos crescer e evoluir com essas ideias”, afirmou. Ele adiantou ainda que, ao final do processo, oito startups serão contempladas com aporte financeiro, levando ao mercado soluções inovadoras capazes de gerar impacto no turismo e no empreendedorismo. “Nosso desafio é justamente esse, de conectar o turismo e o empreendedorismo ao desenvolvimento do território, levando para o mercado soluções que venham a ser significativamente muito bem utilizado por todos”, concluiu o diretor de negócios e empreendedorismo. 

Após a abertura, as atividades de capacitação da etapa de pré-incubação e pré-aceleração tiveram sequência com uma palestra sobre o futuro do turismo, ministrada pela palestrante internacional Marta Poggi. Ela também atua como consultora especializada em inovação e tendências no turismo, mentora de startups, curadora de tendências e estrategista digital para destinos e empresas turísticas no Brasil e em outros 12 países. Já realizou mais de 400 palestras e 85 treinamentos. É autora de artigos científicos, 27 ebooks e coautora do livro “E-Turismo: internet e negócios do turismo”. 

99

Sobre o Futurismo 

Estruturado em cinco temas: Fluxo de visitantes, mobilidade, tecnologias aplicadas à experiência turística, descarbonização no turismo e oportunidades de inovação no turismo, o programa de inovação aberta proporciona oportunidades para que os projetos avancem por meio de mentorias com especialistas em negócios, inovação e tecnologia. 

O Futurismo também proporciona o acesso a laboratórios, equipamentos e apoio técnico para implementação da solução no Smart CTI, ambiente de testes e validações do Complexo Turístico Itaipu, além da chance de se conectar com investidores e parceiros estratégicos. Outro destaque é a visibilidade proporcionada, já que as soluções terão vitrine dentro do Complexo Turístico Itaipu, com exposição para atrativos e destinos turísticos do Brasil e do mundo. 

  

Startups aprovadas para a Pré-Aceleração 

Stickin 

Global Tecnologia 

MOV Dinâmicas e Treinamentos 

Fubá Educação Ambiental 

My Ploy – Pernas pra que te quero 

Vent Digital 

Flori Tech 

Magus 

Pix Force 

LivePlanet Desenvolvimento de Software Ltda 

Neuro Senses 

TCX 

TripCart 

Vidya Technology 

Smart Composer VR  

iTour 

Getter 

  

Startups aprovadas para a Pré-Incubação 

Lusiani Ferreira de Borba Turismo Náutico Ltda 

Ver-ti Mobilidade Urbana Ltda 

Jauser Pereira de Miranda Júnior 

Gloube Negócios Digitais Ltda 

Cabratech Inova Simples (I.S.) 

Instituto Mellius Inova Simples (I.S.) 

Quest Urb 

Natanael dos Santos Complexo de realidade virtual Cambuí Online Inova 

Simples LTDA 

Natu Inova Simples (I.S.) 

José Henrique Rocha da Silva 

LiveTour Cultural Ltda 

Tourisme Ltda 

 

EnglishPortuguêsEspañol
Selo Ouro Colorido
Selo Ranking Paraná 2025

Cadastre-se em nossa newsletter