Programa do Itaipu Parquetec incentiva jovens a desenvolverem ideias inovadoras e amplia alcance em 2026, chegando a 20 colégios públicos
O Itaipu Parquetec deu início, nesta segunda-feira (22), à terceira edição do programa Empreendendo Futuro, iniciativa que busca despertar o espírito empreendedor e inovador em estudantes do ensino médio da rede pública de Foz do Iguaçu. O evento de abertura reuniu alunos, professores, coordenadores pedagógicos, representantes das instituições parceiras e autoridades, que participaram de uma programação especial com atividades de integração, apresentação da iniciativa e uma imersão nas experiências das edições anteriores.
O Empreendendo Futuro, que este ano contempla alunos de 20 colégios, está estruturado como uma trilha gamificada de aprendizagem, na qual os estudantes são desafiados a desenvolver ideias e soluções inovadoras ao longo de diferentes etapas. O percurso inclui oficinas de desenvolvimento de projetos, pitches de seleção e o hackathon, que define os projetos vencedores. A jornada é concluída com a etapa de premiação durante o Festival Iguassu Inova, evento que reúne iniciativas de inovação e empreendedorismo da região.
Como forma de aproximação com a trilha de aprendizagem da iniciativa, durante a programação de abertura, os estudantes acompanharam um documentário com histórias e resultados da edição de 2025, conhecendo experiências de participantes que vivenciaram a jornada de desenvolvimento de ideias, criação de soluções e construção de projetos inovadores.

Na sequência, representantes das instituições parceiras deram as boas-vindas aos participantes e reforçaram a importância da união entre diferentes atores para ampliar oportunidades aos jovens. Participaram do momento o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; a deputada federal, Gleisi Hoffmann; a vereadora de Foz do Iguaçu, Valentina Rocha Virgilio; o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo; o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda; o gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein; e Melissa Pavan Damo, técnica pedagógica do Setor de Articulação Acadêmica, representando a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Veridiana Lucini.
A iniciativa é desenvolvida pelo Itaipu Parquetec em parceria com a Itaipu Binacional e conta com o apoio do Sebrae, reunindo esforços para aproximar os estudantes do universo da inovação e do empreendedorismo. O programa foi criado para incentivar jovens a desenvolver ideias, criar soluções para desafios da sociedade e descobrir, na prática, seu potencial para inovar e transformar o ambiente onde vivem.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a relevância da parceria e o potencial transformador da iniciativa para a juventude de Foz do Iguaçu. Segundo ele, o programa representa uma oportunidade de estimular novas ideias e preparar estudantes para desenvolver soluções capazes de gerar impacto positivo na sociedade.

“Para nós da Itaipu, é uma honra sermos parceiros do Itaipu Parquetec na construção de algo tão valoroso para a juventude de Foz do Iguaçu. O empreendedor é aquele que pensa algo novo, que entrega algo novo à sociedade, que melhora a renda das pessoas e a qualidade de vida daquele que pensou isso tudo. Nesse sentido, esse projeto é fantástico”, afirmou.
Para o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, o programa tem papel fundamental na formação de jovens protagonistas, conectando aprendizado, criatividade e resolução de desafios reais por meio de uma trilha de desenvolvimento estruturada.
“Eu acredito que a maior importância do nosso trabalho é dar oportunidade. Os alunos precisam ter esse primeiro contato, entender melhor como funcionam essas tecnologias e como acontece a inovação, que muitas vezes pode parecer algo distante por nunca terem tido acesso ou contato”, afirmou.

O diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, reforçou a importância de provocar nos estudantes uma reflexão prática sobre inovação e melhoria contínua, conectando os aprendizados do programa com situações reais do cotidiano e do ambiente produtivo.
“Toda empresa tem um processo. E todo o procedimento pode ser melhorado. O mesmo acontece com os equipamentos de uma empresa. É nessa perspectiva que queremos que vocês pensem. O que eu posso fazer para melhorar o mundo? Fica lançado o desafio a partir de hoje!”

Crescimento e impacto
Desde sua primeira edição, em 2024, o programa vem ampliando seu alcance e fortalecendo sua metodologia. Na estreia, o Empreendendo Futuro impactou mais de 1 mil estudantes de 11 instituições de ensino. Em 2025, chegou a mais de 2 mil alunos em 13 escolas, consolidando-se como uma iniciativa de formação empreendedora para estudantes da região.
Em 2026, a terceira edição representa uma nova expansão: serão mais de 4.200 estudantes participantes, distribuídos em 146 turmas de 20 colégios públicos.
Jovens no centro da transformação
Além da formação técnica, o programa busca estimular diferentes habilidades empreendedoras como pensamento ativo, gestão do tempo, cooperação, comunicação e inteligência emocional.
O estudante Daniel Felipe Ortega Medina, do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, participa pela segunda vez do programa e destaca a expectativa para mais uma edição. “É um projeto que causa muita emoção e traz muito conhecimento para nós estudantes. Espero aprender ainda mais neste ano”.

Para os professores envolvidos, a iniciativa também representa uma oportunidade de ampliar práticas pedagógicas e aproximar os estudantes de novas possibilidades.
“Acredito que esse projeto ajuda bastante os alunos a aprenderem a trabalhar em equipe. Eles estão sempre realizando atividades em grupo e chegam no final do ano bem mais desenvoltos, desenvolvendo trabalhos bem interessantes”, disse o professor do Colégio Agrícola Estadual Manoel Moreira Pena, Rinaldo Nishimura, que participa da iniciativa desde 2024.
Pela primeira vez no programa, o Colégio Estadual Cataratas integra a iniciativa em 2026. A professora Kassandra Novakowski destaca a expectativa positiva com a participação dos estudantes.
“Nós ficamos muito felizes com o convite para integrar o programa deste ano. Nossos alunos e professores estão bem animados, pois é um projeto muito grande e vai ampliar bastante a visão empreendedora dos alunos. Nós já trabalhamos o empreendedorismo na grade curricular, mas tenho certeza que o programa vai ampliar ainda mais essa visão”, concluiu.


