EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Boston Dynamics visita o Parque Tecnológico Itaipu para estreitar laços e explorar inovações

WhatsApp Image 2023 11 16 at 09.46.21

Compartilhe este conteúdo:

Na última terça-feira, 14 de novembro, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebeu a visita da equipe da Boston Dynamics, uma empresa renomada no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas. A visita teve como principal objetivo estreitar os laços entre as instituições e proporcionar uma troca de conhecimentos sobre as expertises e capacidades de desenvolvimento do PTI. 

A delegação da Boston foi recebida pela equipe do Parque, que conduziu um tour pelas instalações do PTI, destacando os projetos inovadores em andamento e as tecnologias de ponta que têm impulsionado o desenvolvimento regional. 

É importante destacar de que o PTI já possui um nível de proximidade junto a tecnologia desenvolvida pela Boston através de projeto firmado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Um exemplar do cão robô esteve, ao longo das últimas semanas, passando por diferentes testes e validações executados pela equipe do Centro de Tecnologias Aplicadas. 

Além de conhecer as instalações, a Boston expressou grande interesse em compartilhar insights e sugestões relacionadas ao uso do Spot, o cão robô da Boston Dynamics, no contexto de tecnologia 5G e infraestruturas críticas. O Spot é conhecido por sua versatilidade em ambientes desafiadores, sendo capaz de realizar tarefas complexas e coletar dados em tempo real. 

Durante a visita, representantes da Boston e do PTI discutiram maneiras de integrar o Spot em projetos que envolvem o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas críticas, aproveitando ao máximo as capacidades avançadas do robô.  

Chris MacCasky, gerente de parcerias da Boston Dynamics, afirmou estar impressionado com as competências tecnológicas instaladas no Parque e pontuou que o potencial desenvolvimento de parcerias do Parque Tecnológico Itaipu com a Boston é grande.  

“Visitamos vários laboratórios e empresas do mundo todo como Singapura, Austrália e geralmente eles focam em uma tecnologia por vez, já aqui tem 50 laboratórios, nós conseguimos visitar 8 e ficamos impressionados com a quantidade de soluções, tecnologias e expertise que o Parque Tecnológico Itaipu possui. Enxergamos muito potencial de aplicação das tecnologias da Boston no mercado brasileiro nos setores de óleo e gás, mineração e usinas hidrelétricas, e o PTI é um ótimo parceiro para isso” afirmou. 

Para o PTI, essa visita não apenas reforça o papel do parque tecnológico como um centro de inovação, mas também abre novas oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto. A troca de conhecimento e experiência entre as equipes da Boston e do PTI visa impulsionar projetos futuros, alavancando o potencial das tecnologias emergentes para enfrentar desafios globais. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter