Encontro entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), de Portugal, promove intercâmbio técnico e inovação na gestão de grandes estruturas
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, aconteceu nas dependências da Itaipu Binacional e no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu, Brasil, o encontro de compartilhamento e trocas de conhecimento entre a usina, o Itaipu Parquetec e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com sede em Portugal.
As atividades, organizadas pelo Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB), tiveram como foco a troca de conhecimento sobre a segurança dessas grandes estruturas e contaram com ações visando tanto o aprimoramento da capacitação técnica de técnicos quanto também o avanço de soluções mais seguras e eficientes para a gestão de barragens.
As atividades ocorreram na Casa de Força e na Barragem de Ligação Direita da Hidroelétrica de Itaipu, onde as equipes efetuaram medições e monitoramentos técnicos, essenciais para garantir a integridade de grandes estruturas. Ainda, as ações tiveram um olhar na promoção e na segurança, fortalecendo os processos de gestão das barragens e aprofundando o conhecimento prático dos participantes sobre as melhores práticas de segurança estrutural.
Ainda, com parte das atividades, o pesquisador português do LNEC, Jorge Pereira Gomes, ministrou uma palestra sobre Tecnologias Desenvolvidas e Aplicadas em Simulação Numérica Voltadas para Barragens, onde debateu inovações consideradas fundamentais na prevenção de riscos e no aprimoramento da análise estrutural, com impacto direto na segurança e no monitoramento contínuo das barragens.
Além disso, no último dia do encontro, as equipes se reuniram e compartilharam suas percepções sobre experiências e avanços alcançados durante a semana de colaboração.
A parceria internacional demonstra um compromisso conjunto com o fortalecimento da segurança na gestão de barragens, além de impulsionar práticas inovadoras com impactos positivos para o meio técnico e para a sociedade.