EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e ANM celebram o encerramento da Especialização em Segurança de Barragens

Foto 1

Compartilhe este conteúdo:

Na manhã do dia 10 de outubro de 2025, foi realizado de forma online o evento de encerramento da Especialização em Segurança de Barragens, iniciativa fruto da parceria entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e a Agência Nacional de Mineração (ANM). A cerimônia foi conduzida pela gestora do Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB) do Itaipu Parquetec, Alexandra da Silva Belini, que apresentou os resultados  alcançados na capacitação técnica de profissionais do setor.

O convênio cujo objetivo é desenvolver soluções e metodologias para aprimorar o monitoramento e a fiscalização de barragens, também contemplou a capacitação técnica dos profissionais envolvidos. Inicialmente previsto para ofertar 8 cursos, o projeto superou as expectativas ao realizar 23 cursos e capacitar 480 especialistas, sendo 62 da Itaipu Binacional, 89 do Itaipu Parquetec e 329 da ANM. Os cursos foram majoritariamente online, com algumas atividades presenciais, e estruturados com base nas demandas das instituições envolvidas.

A especialização, por sua vez, foi estruturada após estudo de viabilidade e pesquisa de interesse, contemplando 15 disciplinas comuns e duas áreas de atuação: barragens de múltiplos usos e mineração. Para execução do curso,o Itaipu Parquetec contou com a parceria e experiência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Dos 41 profissionais que iniciaram esta especialização, todos concluíram com sucesso.

Durante o evento, autoridades e representantes das instituições parceiras destacaram a relevância da especialização e o impacto positivo da formação técnica. Alexandre Gonçalves Leite, Diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, ressaltou o sucesso do convênio e a importância da colaboração entre Itaipu Binacional, ANM e IPT. Luiz Paniago Neves, Superintendente de Segurança de Barragens e Pilhas de Mineração da ANM, valorizou o engajamento da equipe da ANM e a qualidade dos cursos, enquanto Renato Soares Sacramento, Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional, enfatizou a histórica preocupação da Itaipu com a segurança de barragens. Já Eduardo Luiz Machado, Diretor Técnico em Ensino Tecnológico do IPT, destacou a sinergia entre pesquisa, tecnologia e prática proporcionada pelo curso.

José Maria de Camargo Barros, Gerente de Apoio aos Negócios e Coordenador da Especialização pelo IPT, apresentou a estrutura curricular da especialização, que teve carga horária total de  456 horas, distribuídas em três semestres, incluindo visitas técnicas à barragens em São Paulo e Minas Gerais e aos laboratórios do IPT.  Foram elaborados 22 trabalhos entre artigos e monografias, dos quais os melhores serão selecionados para publicação em revista técnica e em e-book. O curso envolveu 32 docentes e 17 avaliadores externos, totalizando 49 profissionais de diversas instituições, evidenciando a complexidade organizacional e o legado de capacitação técnica deixado pelo projeto.

Os 22 trabalhos desenvolvidos abrangeram análises de estabilidade, instrumentação e métodos geofísicos, além de estudos sobre legislação, gestão de riscos e uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e big data, entre outros, reforçando a importância da especialização para o avanço da segurança e gestão de barragens no Brasil.

Foto 2

EnglishPortuguêsEspañol
Selo Ouro Colorido
Selo Ranking Paraná 2025

Cadastre-se em nossa newsletter