Celebração reúne música, cultura, oficinas e ações comunitárias entre 28 e 30 de novembro.
O Mercado Público Barrageiro, fruto de uma iniciativa da Itaipu Binacional e gerido pelo Itaipu Parquetec, completa seu primeiro ano celebrando uma caminhada construída com pessoas, sabores, histórias e pertencimento. Para marcar essa etapa, o Mercado convida a comunidade para três dias de cultura, música e atividades que reforçam a importância do local como ponto de encontro de Foz do Iguaçu. O Festival Barrageiro acontece de 28 a 30 de novembro, com uma intensa programação gratuita para toda a comunidade.
Durante três dias, o Mercado se transforma em um grande palco de celebração, reunindo oficinas, workshops, atividades infantis, música ao vivo, gincanas, contação de histórias, bingo, intervenções artísticas e atrações que valorizam a identidade cultural da região trinacional.
Segundo Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec, a proposta da ação vai de encontro ao objetivo do Mercado: fortalecer o espírito comunitário.
“Completar um ano de atividades mostra que o Mercado Público Barrageiro já faz parte do cotidiano da cidade. Ele ampliou rotas, trouxe novas experiências e fortaleceu a presença do bairro no mapa turístico de Foz do Iguaçu. Nosso objetivo agora é seguir qualificando esse espaço para que continue gerando oportunidades, movimentando a economia e revelando a diversidade cultural que torna nossa região única” afirmou.
Entre os destaques, o evento contará com diversos shows de artistas locais, além da atração nacional A Banda Mais Bonita da Cidade, que se apresenta no dia 30 de novembro, às 19h, encerrando o festival.
Confira a programação completa clicando aqui.
Sobre o Mercado
O Mercado Público Barrageiro nasceu com a missão de impulsionar a economia solidária, valorizar produtos regionais e promover experiências culturais acessíveis. Em seu primeiro ano, consolidou-se como um dos espaços mais vibrantes de convivência, gastronomia, artesanato, turismo e inovação comunitária de Foz do Iguaçu, um projeto que evidencia o compromisso da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec com o desenvolvimento sustentável e a vitalidade sociocultural do território.
Ao longo desse primeiro ano, o Mercado também se firmou como uma vitrine da produção regional e um importante equipamento público voltado ao desenvolvimento territorial. O espaço passou a integrar o circuito turístico da cidade, atraindo visitantes interessados em conhecer a gastronomia local, o artesanato identitário e iniciativas de economia solidária. Além de estimular novos pequenos empreendedores, o Mercado fortaleceu parcerias com coletivos, instituições e projetos culturais, ampliando sua presença na rotina da comunidade e contribuindo para dinamizar a economia da Vila A e do entorno.



