Objetivo é apoiar a formação dos profissionais que atuam em 55 municípios da Região Oeste e Mundo Novo (MS) para que possam integrar a estruturação das ações de logística reversa locais.
Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Medianeira foram as cidades-núcleo selecionadas para receber a série de oficinas promovidas, entre os dias 14 e 16 de dezembro, pelo Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e o Instituto Paranaenses de Reciclagem (InPAR), com objetivo de preparar técnicos de Unidades de Valoração de Recicláveis (UVRs) da Região Oeste do Paraná para a elaboração do “Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)”.
O MTR trata-se de um importante documento numerado que serve para controlar a expedição, o transporte e o recebimento dos resíduos na unidade de destinação final. Preparar os técnicos que atuam diretamente nas UVRs é de extrema importância para que eles possam organizar suas associações e cooperativas para a emissão de notas fiscais e elaboração dos documentos necessários para que, desta forma, seja ampliado o número de contratos de logística reversa no território.
O PTI-BR atua, desde 2013, no planejamento público dos sistemas de manejo de resíduos e, atualmente, presta consultoria ao InPAR, no qual já possui 6 contratos consolidados de logística reversa em andamento. Esses contratos, além de formalizar a participação das indústrias na reciclagem do país, ainda auxiliam na promoção da sustentabilidade financeira das UVR.
Além da organização das oficinas, a equipe técnica do Parque Tecnológico Itaipu, especialista em gestão de resíduos sólidos, promoveu uma série de palestras sobre temas como “desafios com a logística reversa no território”.

O que é logística reversa
Em suma, a Logística Reversa tem como premissa reinserir os resíduos ou materiais do pós-consumo em novos ciclos produtivos, formatando a sustentabilidade nessa cadeia. O objetivo é aumentar a vida útil dos aterros sanitários, além de reduzir a extração de matérias-primas para produção de novos insumos.
Sobre o InPAR
O Instituto Paranaense de Reciclagem tem o propósito de estabelecer e implementar sistemas de logística reversa de produtos e embalagens pós-consumo, desenvolvendo ações que diminuam a quantidade de resíduos enviados a aterros, minimizando impactos ao meio ambiente, atendendo desta forma a PNRS.


