A ação ocorreu no dia (1) deste mês, e contou com várias oficinas de conscientização sobre a importância da conservação e preservação da biodiversidade.
A iniciativa educacional em comemoração ao Dia Nacional da Onça-pintada, que é considerada símbolo da fauna brasileira e da conservação da biodiversidade, é uma parceria do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) com a Itaipu Binacional através do Convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade II.
A ação aconteceu na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, localizada na Vila C, e tem como objetivo principal sensibilizar os alunos e mostrar de forma lúdica a importância da conservação desse animal para a biodiversidade.
Através de uma exposição interativa e divertida, proporcionada a cerca de 400 estudantes do ensino fundamental I, os participantes conheceram um pouco mais sobre as características físicas da onça-pintada, a importância do seu papel ecológico para a conservação da natureza e como podemos, de forma prática, contribuir para que deixe de ser uma espécie vulnerável, conforme a classificação da União Internacional para Conservação da Natureza e IBAMA.
Segundo a coordenadora pedagógica, Vera Lúcia Bueno, projetos e parcerias como esses, são de extrema importância, “as atividades são essenciais de serem mostradas na prática, pois os alunos interagem com muito mais entusiasmos e curiosidades”.
Essa ação faz parte da agenda ambiental do convênio, sendo uma forma de fortalecer o vínculo com a comunidade e também de informar e divulgar as temáticas socioambientais junto ao entorno dos espaços educadores da Itaipu Binacional.
“O evento contou com a colaboração e parceria da União Dinâmica de Faculdades Cataratas – UDC Vila A, e o Parque Nacional do Iguaçu (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio) com a disponibilização de materiais” destacou Janaina Matinc Claro, assistente educacional do PTI-BR.
29 de novembro
Considerado o maior felino das américas, a onça-pintada, tem sua maior população no Brasil, é símbolo da conservação da biodiversidade brasileira.
Na Mata Atlântica é onde essa espécie corre o maior risco de extinção devido a perda de habitat natural, principalmente pela caça. Dona da mordida mais potente entre os felinos, a espécie é capaz de escalar e viver no alto das arvores.
Dessa forma, com o objetivo de incentivar as reflexões sobre a conservação desse importante mamífero, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Dia Nacional da Onça-pintada, celebrado desde 2018 em 29 de novembro.